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HISTORIAL E DINÂMICA

A AEMarco, instituição activa, com o objectivo principal zelar pelos interesses dos seus associados e comunidade empresarial local, tenta satisfazer cada vez mais as necessidades e expectativas de todos os que nela depositam confiança.

 

Sucedeu ao Grémio do Comércio Local, criado em 26 de Maio de 1945. Extinto este com a Revolução de Abril, o espírito associativo que sempre foi timbre da região, não desapareceu.

 

As datas mais relevantes:

Ano de Constituição

No dia 26 de Julho de 1975 é fundada a Associação Comercial do Marco de Canaveses, sucedendo ao Grémio do Comércio do Concelho de Marco de Canaveses, criado em 26 de Maio de 1945.

 

Em 1981, a ACIMarco, como então era conhecida, colabora com os seus associados de Baião na fundação de uma Associação Comercial nesse concelho, autonomizada em 1982 e dando origem à Associação Comercial e Industrial de Baião.

 

Em 1982, a Associação Comercial do Marco passa a servir também a indústria do concelho, transformando-se numa Associação Comercial e Industrial.

 

Em 1987 nasce o Boletim Informativo da ACIMarco com periodicidade trimestral.

 

Em 1989, a Associação toma a decisão de construir uma nova sede.

 

Em 1990, dá-se início ao primeiro programa de Formação para Jovens Activos, e Desempregados à procura do primeiro emprego, nas áreas de Contabilidade de Custos, Gestão Integrada de PME’s e Comércio.

 

Em 1991, a ACIMarco colabora na instalação de um núcleo do CESAE, contribuindo assim para a Formação Profissional na Área de Informática.

 

Em 1992, procede-se à inauguração da nova sede da Associação, em que participaram diversas personalidades nacionais e regionais das quais se destacam o então Ministro do Emprego e Segurança Social, Dr. Silva Peneda, o Presidente da Confederação do Comércio Português, Dr. Vasco da Gama, Delegados do IEFP do Porto e o Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses.

 

Em 1995 comemorou-se o 20º Aniversário da Associação.

 

Em 1996 publica-se a 1ª Edição do Anuário Comercial e Industrial do Marco de Canaveses.

 

Em 2000 tem lugar a comemoração dos 25 anos da Associação.

 

Em 2002 por decisão da Assembleia-geral, a Associação passa a designar-se por AEMarco – Associação Empresarial do Marco de Canaveses.

Ainda em 2002 a AEMarco passar a ser uma entidade acreditada pelo INOFOR, nos seguintes domínios Concepção, Organização e promoção e Desenvolvimento/execução.

Realiza a 1ª Edição da FAEMarco - Feira de Actividades Empresariais do Marco de Canaveses.

 

Em 2003 realiza o 1º desfile de moda abrangendo as lojas do concelho de Marco de Canaveses com uma equipa profissional que contribuiu também para projectar a imagem da AEMarco no e fora do concelho como também projectou a imagem das lojas que participaram neste evento que pela sua qualidade e dinâmica se continua a realizar com a mesma projecção. Este desfile tem a marca “O Marco na Moda”.

São iniciadas as acções de formação no âmbito do POEFDS.

 

Em 2004, a abertura da primeira filial na Vila de Alpendorada e Matos com o objectivo de alargar a base de associados nessa zona do concelho denominada por “baixo concelho”, fazendo chegar os nossos serviços às empresas de forma a dar respostas mais eficazes às suas necessidades.

 

Em 2006 a AEMarco passa a ser uma empresa certificada segundo a NP EN ISSO 9001:2000 e lança o Web Site em www.centromarco.com ou www.aemarco.pt.

É publicado o primeiro jornal da AEMarco denominado “O Fórum do Marco” com periodicidade mensal.

 

Em 2009 a AEMarco passa a ser uma empresa certificada segundo a NP EN ISSO 9001:2008.

 

Em 2010, inaugura o Centro de Formação (02 de Março), dando muita importância à formação profissional, no âmbito do desenvolvimento e alavancagem da economia local, das organizações e acima de tudo “das Pessoas”.

 

Em 2012, cria o Departamento de Internacionalização e colabora na organização da primeira missão empresarial ao Qatar, com 3 empresas Marcoenses do sector do Granito. Adere ao CETS – Conselho Empresarial Tâmega e Sousa. Abre o seu segundo Centro de Formação, na Vila de Alpendurada e Matos.

 

Em 2013 (até ao momento…) cria um novo departamento: Loja do Agricultor, numa parceria com a CONFAGRI. O Secretário-Geral é convidado para ser Director Executivo da nova estrutura do Tâmega e Sousa: o CETS. Lança o seu novo site!